top of page

Remei

N°6 - Ano 3 - 2015

 

Na crista da onda: os dispositivos móveis e a comunicação moderna

Surfista brasileiro Pedro Scooby mostrando a união entre o surf e a técnologia em ensaio fotográfico (Foto: Marcelo Maragni/2013)

Há 20 anos a Internet entrou em processo de “popularização” no Brasil, quando o acesso à rede mundial de computadores deixou de ser um privilégio das universidades, tornou-se comercial e ganhou espaço na casa dos cidadãos brasileiros. Na época, se conectar através de uma rede discada, que na maioria das vezes demandava tempo e paciência, era o auge da modernidade e, também, da acessibilidade.

 

Com o tempo, essa conexão que no começo era restrita e demorada foi evoluindo: computadores mais modernos, maiores bandas de conexão de dados fixos e até mesmo outras formas de conexão além da discada. Com isso, o “surfista” desse mundo virtual no Brasil foi se especializando e apresentando novas demandas, cada vez mais próximas às inovações tecnológicas lançadas no exterior.

 

A mais recente onda na qual esses navegadores estão surfando atingiu o seu ápice com os dispositivos móveis e a conexão sem fio. As pranchas para essa aventura em alto mar são simples e, inclusive, cabem na palma da mão: os celulares, smartphones e tablets.

 

Mas como todo bom surfista sabe, para se aproveitar ao máximo a adrenalina de uma onda, é necessário algo mais além da prancha. É preciso bons apetrechos, manutenção e conhecimento. E com os dispositivos móveis não é diferente, afinal a parafina dessas “pranchas de navegação” são diversas, estão em crescimento e se 

chamam aplicativos.

Nesta edição da Remei, convidamos o leitor a conhecer e, também, surfar por essa “onda virtual” com as nossas matérias. Você vai conhecer como os aplicativos vêm ajudando na comunicação de familiares, nos estudos e, até mesmo, na paquera. Vai saber também como essa tecnologia contribuiu para a segurança de comerciantes, no desenvolvimento da inteligência cultural e na proliferação de produtos e serviços cada vez mais personalizados. Apresentamos, ainda, como essa “onda” está associada à noção de “segunda tela” e à instantaneidade de experiências de vida que se auto-apagam em fotos de 10 segundos. E, por fim, se você, como muita gente hoje em dia, ficar viciado e não quiser mais voltar para “terra firme”, a Remei não deixa de lado o Rehab necessário para a recuperação.

 

Nas páginas desta edição está o conhecimento necessário para você se preparar e fazer os melhores usos e manobras nessa grande “onda” da atualidade. Então, visite as nossas páginas e aproveite “brother”.

 

Boa leitura!

        Os Editores

 

        Profa. Dra. Telma Sueli Pinto Johnson

        Coordenadora Geral - Revista de Mídias Eletrônicas Informacionais - REMEI

        Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/ Faculdade de Comunicação

       

        Matheus Sampaio de Souza

        Graduando em Jornalismo - Revista de Mídias Eletrônicas Informacionais - REMEI

        Universidade Federal de Juiza de Fora (UFJF)/Faculdade de Comunicação

bottom of page